Spode o deus Spore
Spode é o deus das civilizações que seguem a filosofia da fé, os famosos Fanáticos. Normalmente, essas civilizações têm um caráter violento, desconfiam de todos. O Spode é citado muito no Estágio Espacial, mas também costuma ser citado nas civilizações religiosas
Sobre o Spode
O deus Spode é um dos dos deuses que se tem conhecimento no Spore. O deus Spode não é nada mais que a entidade suprema dos fanáticos. Os fanáticos afirmam que todos que não acreditam no Spode devem ser destruídos e extintos da galáxia, sendo assim, hostis e muito agressivos, em alguns casos, mais agressivos que os guerreiros.
É provável que os Xamãs possuam um deus, que não é o Spode, apesar de que eles dizem que aceitam a existência do Spode. O Spode é o único deus que é citado por várias filosofias no jogo. Apesar de tudo, somente os Fanáticos acreditam nele. Todas as outras filosofias, como os Cientistas, Ecologistas, Guerreiros, Diplomatas, não acreditam no Spode, e afirmam que ele não passa de uma crença religiosa.
Pelos relatos dos fanáticos e dos próprios Spodelings, Spode é uma criatura com dezenas de tentáculos, e um grande olho brilhante central. Isso faz com que muitos acreditem que o Spode é a própria galáxia do jogo; Os tentáculos são os braços espirais, e o seu olho brilhante central é o Núcleo Galáctico. Outros fanáticos afirmam que a galáxia é um super ser vivo, que é o próprio Spode.
Os seguidores de Spore citam a todo momento a frase “Um Falso Deus Está a Caminho”. Muitos afirmam que isso pode ter muitas referências. A referência pode ser ao jogador, que quando atinge o nível de Onipotente, passa a ser respeitado e considerado um deus na galáxia, por ser poderoso e indestrutível. Outros afirmam que o "Falso Deus" é o deus dos Xamãs, criando uma guerra religiosa entre as duas religiões.
Spode provavelmente é a fusão das palavras Spore e God (deus, em inglês). Os Pergaminhos da Fé citam algumas das maiores crenças dos fanáticos. Eles falam sobre a onipotência de Spode, e como os que creem nele serão salvos, e os que não creem serão destruídos. Eles também dizem muito aos jogadores sobre o olho do Spode e sobre o Centro da Galáxia.
Teoria
Há chances da Galáxia ser o Spode, se pensarmos em formas microscópicas e macroscópicas.
Microscópicas
- Núcleo (maior com mais energia = nêutrons (partículas sem energia) + prótons (partículas com energia positiva) + elétrons (partículas (bem) menores com energia negativa) = átomo.
- Átomo + átomo + átomo = célula
- Célula + célula + célula = organismo
Macroscópicas
- Estrela (maior com mais energia) + planetas = sistema estelar
- Sistema estelar + sistema estelar + sistema estelar = conglomerado
- Conglomerado + conglomerado + conglomerado = galáxia
O Falso Deus que Está a Caminho
O Deus que Está a Caminho é outra entidade onipotente presente no Estágio Espacial. De acordo com os fanáticos, é o grande inimigo de Spode, e todos os seus seguidores devem ser destruídos. É possível que seja o deus dos impérios Xamãs, já que as duas religiões estão em constante conflito. O nome Deus que Está a Caminho pode se referir ao jogador, já que ele pode alcançar o emblema mestre de Onipotente. Entretanto, isso não faria sentido se o jogador jogasse como fanático e alcançasse esse nível.
Outra possibilidade seria Steve. Também é possível que seja Gar' skuther, o vilão do jogo Spore Creatures, já que ele é um ser onipotente mecânico, reverenciado pelas criaturas contaminadas por ele. Além disso, na época em que o Spore foi lançado, o Spore Creatures ainda não tinha sido lançado, implicando que Gar' skuther chegaria no futuro para ameaçar aqueles que louvam Spode.
Steve e Spode
Outras teorias mais contraditórias dizem que o Spode é o próprio Steve. Steve habita o Núcleo Galáctico, e é responsável por um poder de proporções universais, o Cajado da Vida, o que faz dele, mais do que um simples robô. Essa teoria é contra a de que Steve pode ser um humano, ou uma sonda humana, ou então, pode indicar que Spode é um humano, pelo fato de Steve falar inglês, uma língua humana. Ou talvez, Steve é apenas o “Falso Deus” tão citado.
Também se diz que a suprema e misteriosa voz do Núcleo Galáctico possa ser do Spode, e que o Steve é apenas uma forma do deus se comunicar, já que nenhum ser é capaz de enxergar o corpo do deus Spode, segundo os fanáticos. Porém não existe evidências sobre isso, já que a voz não cita Spode.
Os Grox e Spore
Algumas pessoas consideram a ideia de que o falso deus tem algo a ver com Os Grox. O falso deus seria um líder ou capitão dos Grox. Ou então talvez Os Grox mantenham o "falso deus" preso e esperando a hora certa para soltá-lo e criar caos na galáxia. Mas isso não faz muito sentido, pois mesmo com o grande poder dos Grox, eles jamais conseguiriam aprisionar uma entidade.
Os Maasaris e Steve
Steve, Estevão em português, pode ser um Maasari. Na Sporepédia, existe a "Estátua Maasari", que na aventura da Cidade da Aventura aparece como: "Estátua de Estevão - Essa é a única imagem conhacida de Estevão; Ele foi visto pela última vez vendendo condomínios perto do núcleo." e na aventura Concerto no Parque aparece a Estátua Maasari (de Estevão) com a seguinte descrição: "Nosso fundador". A Estátua também possui um cetro (Cajado da Vida). Isso nos leva a perguntar: porquê ele estaria vendendo condomínios perto do núcleo? Para quem?
Como seria Spode
Muitas pessoas afirmam que o Spode é uma referência ao Flying Spaghetti, também conhecido como “Monstro do Espaguete”, uma criatura/deus da religião Flying Spaghetti Monsterism. Isso porque o Spore é considerado um jogo da Teoria da evolução com um design inteligente.
Porém, Will Wright já havia afirmado em uma apresentação que o Spore não deveria ser considerado um jogo sobre o design inteligente, e sim apenas sobre a teoria da evolução, o que descarta a possibilidade.