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Resumo

Originalmente, Spore era um nome de produção, sugerido por Ocean Quigley para o jogo que seria referido primeiramente ao público como SimEverything. O título original fora descartado, pois, segundo o próprio Will Wright (que sugerira SimEverything) "Spore não é uma parte da série Sim, sendo totalmente diferente".

Vários designers, de várias empresas, foram escolhidos a dedo para a produção do jogo, que durou sete anos.

 

Música

A geração musical para o jogo foi projetada por Brian Eno, renomado artista de músicas de ambiente. Cada estágio possui várias faixas únicas, assim como os criadores, cada parte produz um som - compostas também pelo artista.

 

Gênero

Spore é chamado de jogo "multi-gênero", por se enquadrar em vários gêneros de jogos. Entre eles está a Simulação, a Estratégia, o Free Action (Ação Livre), entre outros. Oficialmente, no Brasil, o gênero é Simulação, divulgado pela empresa e pelo Ministério da Justiça.

 

Jogabilidade

Como em The Sims e SimCity, as outras criações de sucesso de Will Wright, Spore pode ser jogado apenas com o uso do mouse (rato), embora tenha atalhos no teclado.

Os cinco estágios de Spore (de Célula, de Criatura, Tribal, de Civilização e Espacial) possuem características únicas e uma jogabilidades diferentes entre si.

  • Estágio Celular baseia-se em Pac-Man e flOw
  • Estágio de Criatura baseia-se em Jogos MMORPG (pelo estilo Free Action)
  • Estágio Tribal baseia-se em Populous, Age of Mythology e Age of Empires
  • Estágio de Civilização baseia-se em SimCity e Civilization
  • Estágio Espacial baseia-se em Sins of a Solar Empire e Starcraft

Spore é o primeiro jogo da Maxis que contém um objetivo final (que não representa o final do jogo). Chegar ao centro da Galáxia, dominada por uma agressiva espécie não controlável, chamada de Os Grox.

Também, no Estágio Espacial, é possível encontrar o planeta Terra, até o momento despovoado. Acreditava-se que, com o lançamento de The Sims 3 em Junho de 2009, seria possível abduzir os Sims criados pelo jogo (que está instalado na mesma máquina) diretamente pela Terra no Spore. Mas isto nunca foi realizado, não passando de rumor.

 

Comunidade

Spore é considerado o jogo que define os games na Web 2.0, pois tem integração com o serviço de compartilhamento de vídeos, como o YouTube.

A equipe de Spore criou o canal do jogo no YouTube, com vários vídeos de trailers, tutoriais e informações sobre o jogo. Além disso, várias pessoas postam seus links para seus vídeos criados no jogo por este canal.

É possível, dentro do jogo, criar os chamados Sporecasts, que são coleções de criações específicas. Também está acessível o MySpore Page, que serve como um serviço de relacionamentos (como o Orkut, o Facebook ou o MySpace), o serviço de recados deve ser implantado em breve.

 

Sporepédia

Considerado o principal recurso do jogo, a Sporepédia é um serviço que engloba todo o conteúdo online do jogo. Dentro da Sporepédia se encontra:

  • A Minha Pagina Spore pessoal;
  • Os Sporecasts;
  • O Catálogo Spore;
  • Sua Lista de Amigos;
  • As criações da Maxis;
  • As suas criações e as baixadas.

Na internet, a versão da Sporepédia permite ver todas as criaturas de todos os jogadores. Em apenas 10 dias de circulação no mercado, a Sporepedia já possuía 18 milhões de criações, sendo 1,8 milhões de criações por dia, aproximadamente.

Pode-se compartilhar na Sporepédia, atualmente:

  • Pré-Criaturas;
  • Criaturas;
  • Fornecedores;
  • Edifícios;
  • Veículos;
  • Naves Espaciais;
  • Missões.

Os conteúdos que podem ser criados, mas não compartilhados são:

  • Hinos;
  • Células.

Com a retirada do Criador de Flora (possivelmente presente em alguma expansão futura) ,não é possível criar ou compartilhar a Flora. Apesar disso, se encontra em uma versão antiga apesar de métodos encontrados em fã-sites.

Todas as criações, desde Células a Mundos inteiros, pesam em torno de 20kb, em formato de pequenas imagens .png, isto é possível graças a tecnologia de geração processual, que coloca na tela apenas o que se vê, retirando dados desnecessários. Isso facilita que a Sporepédia baixe milhares de conteúdos em minutos, nunca deixando um jogo semelhante ao outro

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